Existe motor que funciona com hidrogênio?

Existe motor que funciona com hidrogênio?

Motor a combustão interna a hidrogênioMOTOR QUE FUNCIONA COM HIDROGÊNIO.

Primeiramente antes de começar a falar sobre os motores que utilizam o hidrogênio para o seu funcionamento vamos primeiro entender o que é o hidrogênio.

  • HIDROGÊNIO

O hidrogênio é um elemento simples constituído por um núcleo com um próton, no caso para a produção de combustível é obtida a energia termonuclear a partir da colisão e fusão de núcleos do hidrogênio, deutério e trítio com essas colisões podemos obter o elemento hélio e assim é liberado grande quantidade de energia.

  • HIDROGÊNIO COMO COMBUSTÍVEL

Como estamos falando de veículos movidos a hidrogênio é preciso lembrar que temos dois tipos de motores sendo eles, o gerador de hidrogênio em si e o motor de combustão interno que produz força para inflamar o hidrogênio na câmara de combustão.

Independente se for um motor de combustão elétrico ou interno o hidrogênio é a alternativa mais viável, pois os combustíveis fósseis como o petróleo estão cada vez mais escassos e devido a isso estão aumentado o seu valor com isso esta tornando inviável a sua utilização. Já o hidrogênio é uma fonte abundante de energia, se o processo de produção for composto por energia renovável o seu ciclo de produção e sua utilização não causara problemas ao meio ambiente diferente das fontes atuais que só poluem o meio ambiente.

O motor que foi criado para que pudesse se movimentar com o hidrogênio foi desenvolvido, testado e melhorado com o passar dos anos, esse motor sempre apresentou grandes vantagens em relação aos motores atuais que são à base de hidrocarbonetos.

  • MENOS POLUENTE

Uma das características mais marcante quando utilizamos o hidrogênio é o poder que ele tem de não poluir o meio ambiente, quando comparado com outro tipo de combustíveis não encontramos nenhum que seja igual a ele, pois ele libera uma quantidade pouco significativa de óxidos de nitrogênio, e com o isso os motores que utilizam o hidrogênio contribuem para reduzir o impacto ao meio ambiente.

  • PONTO NEGATIVO

Um problema que ocorre em todos os automóveis, mas que é maior aos que utilizam o hidrogênio como combustível, devido ao fato do hidrogênio ter uma alta velocidade de ignição que é muito superior a gasolina, apenas uma área da câmara de combustão quente para ocorrer a ignição do hidrogênio, a chama do hidrogênio também é muito rápida.

Atualmente são realizados pesquisas para diminuir a temperatura dos gases de escape já que as partículas permanecem após o processo de combustão tem uma concentração muito alta de temperatura em relação aos automóveis normal.

Uma das maneiras mais eficazes para que consiga essa redução foi diminuir a própria câmara de combusta, pesquisas mostram que a uma redução de aproximadamente 30% previne a auto-ignição porque consegue um arrefecimento mais rápido mas também melhora a taxa de compressão resultando em um melhor desempenho do motor.

Outro ponto negativo é a infraestrutura que precisamos ter para fornecer o combustível dos veículos, esse problema talvez possa ser corrigido pelo mercado na medida em que o petróleo for ficando mais caro e escasso.

 

silvio-comprasterra

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *